sábado, 23 de fevereiro de 2008

I Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI)

O I Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade 2006-2009, teve por base uma discussão pública em que participaram 183 associações.
O PAIPDI define um conjunto de 92 medidas e acções que visam promover a reabilitação, a integração e a participação das pessoas com deficiência na sociedade e envolve uma cooperação interministerial de 15 ministérios.
Os eixos estratégicos do PAIPDI estão assentes em três grandes áreas de actuação, nomeadamente: Acessibilidades e Informação; Educação, Qualificação e Emprego; Habilitação e Condições de Vida Dignas.
Espera-se que a entrada em vigor desta legislação possibilite: fomentar e sensibilizar a sociedade para as questões da deficiência; eliminar preconceitos e atitudes discriminatórias e apostar em políticas activas. A implementação do Plano contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais integradora dos cidadãos com deficiência e também para um aumento significativo da qualidade de vida destes cidadãos e das suas famílias.

Nenhum comentário: