sábado, 23 de fevereiro de 2008

TIC para pessoas com NEE

A solução Magic Key permite que as pessoas tetraplégicas, sem qualquer movimento nas mãos, possam controlar completamente o rato do computador. É utilizada uma webcam adaptada para captar as imagens da cabeça do utilizador. Os movimentos naturais da cabeça permitem posicionar o cursor do rato exactamente no pixel desejado. O piscar dos olhos é utilizado para fazer os clicks dos respectivos botões do rato, podendo fazer todas as possíveis combinações de cliques. Veja a solução Magic Key

I Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI)

O I Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade 2006-2009, teve por base uma discussão pública em que participaram 183 associações.
O PAIPDI define um conjunto de 92 medidas e acções que visam promover a reabilitação, a integração e a participação das pessoas com deficiência na sociedade e envolve uma cooperação interministerial de 15 ministérios.
Os eixos estratégicos do PAIPDI estão assentes em três grandes áreas de actuação, nomeadamente: Acessibilidades e Informação; Educação, Qualificação e Emprego; Habilitação e Condições de Vida Dignas.
Espera-se que a entrada em vigor desta legislação possibilite: fomentar e sensibilizar a sociedade para as questões da deficiência; eliminar preconceitos e atitudes discriminatórias e apostar em políticas activas. A implementação do Plano contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais integradora dos cidadãos com deficiência e também para um aumento significativo da qualidade de vida destes cidadãos e das suas famílias.

TIC para crianças com NEE

O "Jogos do Ursinho" é um programa de computador para crianças em idade pré-escolar, que contém 12 diferentes tipos de actividades pedagógicas, cada uma das quais com 4 a 15 diferentes sub-actividades, com quatro níveis de dificuldade.
Este programa pode ser acedido através do rato standard, ecrã táctil, um ou dois manípulos (através de um processo de varrimento), ou ainda de um teclado de conceitos como o Intellikeys.
Para mais informações, consulte o site